Sitiá Brasil, do Campus de Quixadá, vence como melhor startup do Estado
Publicado em: 15 de abril de 2019
A Sitiá Brasil, startup formada por estudantes do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá, foi a grande vencedora do 1º Demoday Corredores Digitais & CriarCE, evento ocorrido no último sábado (13), no Porto Dragão, em Fortaleza. A startup emprega inteligência e tecnologia para gerenciar a criação de camarões de forma remota.
Como premiação, a equipe da Sitiá participará, em agosto, do evento Startup Summit, em Florianópolis, iniciativa do SEBRAE que tem como objetivo reunir em Santa Catarina todo o ecossistema de tecnologia do Brasil. A startup é formada pelos estudantes Matheus Fernandes, Lucas Cruz e Mateus Lima, pelo docente Paulo Armando Cavalcante e pela administradora Roberta Dutra.
O 1º Demoday Corredores Digitais & CriarCE reuniu 12 startups finalistas de duas iniciativas promovidas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (SECITECE) para aceleração e fomento a novos negócios: o programa Corredores Digitais e o projeto CriarCE.
Pelo Corredores Digitais, concorreram as seguintes equipes: Sitiá Brasil, Pop Points, User Contas, Kurato, Remodelar e Logistic Games, sendo as duas primeiras formadas por alunos do Campus de Quixadá. Ambas são incubadas no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) daquele campus, onde participam de uma série de formações e mentorias (a edição de agosto de 2018 do Jornal da UFC apresenta o trabalho do Núcleo; confira a versão on-line).
Na etapa final do 1º Demoday Corredores Digitais & CriarCE, os jovens empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar suas soluções inovadoras a uma banca de investidores de peso e, assim, dar continuidade ao processo de maturação e lançamento no mercado dos produtos de suas startups. A organização do evento teve apoio dos bolsistas do Centro de Empreendedorismo da UFC (CEMP).
Até a etapa final do 1º Demoday Corredores Digitais & CriarCE, um longo caminho foi percorrido pelas equipes. Ao longo das várias etapas da competição, outras equipes de campus da UFC no Interior (Sobral, Quixadá e Crateús) participaram. O coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFC, Prof. Abraão Saraiva, comenta o desempenho das startups da UFC no Demoday. “Uma satisfação ouvir dos jurados – investidores e empresários de dentro e de fora do Ceará – que as nossas startups estão num nível acima da média do País. Ainda temos muito o que melhorar, mas estamos trilhando o caminho certo. Vamos em frente, com academia, empresas e poder público unidos em prol do fortalecimento do ecossistema empreendedor cearense”.