Plano de negócios: conheça o modelo Canvas
Publicado em: 9 de julho de 2020
Por: Gustavo e Wanderson
Para montar a sua startup e fazer com que suas ideias se transformem em um negócio de sucesso, você precisa conhecer detalhadamente o mercado para seu produto, o perfil dos potenciais clientes, a previsão de custos, sua proposta de valor, entre outros. Para isso, é essencial construir um plano de negócio. Neste artigo vamos te apresentar o tão famoso modelo Canvas.
Business Model Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico para novos modelos de negócios ou negócios já existentes. Num formato de mapa visual, contém nove blocos que contribuirão para análise de todos os pilares do empreendimento. Desenvolvido com objetivo de fazer que cada participante analise e planeje um negócio, de forma o mais simples possível, facilitando insights e ideias durante todo o processo.
Essa ferramenta pode ser utilizada por diversas pessoas. Tirar uma ideia do papel é considerada uma tarefa difícil e muitas perguntas podem surgir no início da empresa, dificultando ainda mais começar do zero. “Será que meu empreendimento é viável?”, “O que é mais importante para dar início?”, “Será que essa ideia vai realmente atrair clientes?”. Esses são exemplos de dúvidas que podem surgir no início de um negócio. Apesar dessas dificuldades encontradas por alguns empreendedores, o Canvas é um exemplo de uma ferramenta simples e capaz de ajudar ao empreendedor a descobrir o verdadeiro objetivo do seu negócio e direcioná-lo para maiores chances de fidelização de clientes, lucratividade, diferenciação no mercado e sucesso.
Como já foi dito o modelo Canvas é constituído por nove blocos, úteis a qualquer segmento ou tamanho de organização. Para você desenvolver seu plano de negócio é necessário conhecer cada bloco profundamente:
1. Parceiros-chave:
Formam a rede de fornecedores e os principais parceiros que vão ajudar o negócio a funcionar.
2. Atividades-chave:
É o que sua empresa faz. Representa as tarefas-chave que serão exercidas para entregar o que foi combinado com o cliente.
3. Recursos-chave:
São todos os recursos que são necessários para entregar o que foi prometido ao cliente. Exemplos: recursos financeiros, ferramentas de trabalho, equipe capacitada, tecnologia, etc.
4. Proposta de valor:
É o que oferecerá de realmente valioso para seus clientes, o que fará que eles escolham a sua empresa e não uma concorrente.
5. Relacionamento com os clientes:
Representa a estratégia que será usada para conquistar ou manter um cliente.
6. Canais:
São os canais que serão utilizados para comunicação e contato com os clientes.
7. Segmento de clientes:
Representa o público que o negócio pretende alcançar.
8. Estrutura de custos:
São todos os custos para manter o negócio ativo.
9. Fontes de receitas:
Representa a forma como você irá transformar sua proposta de valor em recursos financeiros.
Nessa altura do texto, já sabemos o que é Canvas e conhecemos os blocos que compõem essa ferramenta. É interessante obter algumas dicas de como utilizá-la: Imprima o Canvas e utilize post-its para preencher os blocos; conheça detalhadamente a sua startup e o mercado no qual a sua startup atua; utilize modelos desse plano de negócio de outras empresas como parâmetro de aprendizagem; e, por último, é primordial envolver a sua equipe no desenvolvimento do modelo Canvas da startup. Agora que você conhece o Business Model Canvas, que tal colocar em prática? Os bolsistas do INOVE (Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará – Campus Quixadá) estão à disposição para tirar qualquer dúvida ou ajudar no desenvolvimento desse modelo de plano de negócios.