Pivotar é desistir?
Publicado em: 26 de junho de 2020
Por: Luiz Marcelino
Pivotar, de onde vem o termo? Vem do inglês “to pivot”, tendo como tradução “girar”, girar em torno do próprio eixo.
A pivotagem é usada quando o empreendedor vê que a empresa estava indo por um trajeto incorreto e que a mudança se tornou necessária para o crescimento ou até mesmo para a sobrevivência da startup.
A pivotagem é uma estratégia que tem sido muito usada no Vale do Silício e vem crescendo há alguns anos aqui no Brasil por conta do aumento na quantidade e qualidade de startups no país. Pivotar é diferente de simplesmente mudar de ideia. Quando uma estratégia de negócio é testada pelo empresário e essa não funciona, a mudança para uma diferente e bem disruptiva se torna necessária, esse feito é chamado de pivotagem. Pelo não entendimento do significado do verbo, muitas vezes é usado de maneira errônea.
A pivotagem é utilizada com mais frequência em empresas de tecnologia, onde toda a base de dados e usuários pode ser utilizada para um projeto similar, assim como, as funcionalidades podem ser adaptadas.
Pivotar x Desistir
Pode haver o pensamento falho que pivotar é desistir do projeto pra fazer outro, mas, na verdade é uma adaptação, uma “rotação no próprio eixo”, com mudança de foco, porém, mantendo todos os ativos já existentes. Quando a pivotagem é bem aplicada o crescimento pode ser bastante considerável e até exceder as expectativas.