O que podemos aprender com o Vale do Silício?
Publicado em: 18 de junho de 2020
Por: Gustavo Damasceno
Caso você esteja envolvido em uma caminhada empreendedora é bem provável que já se deparou com alguém falando sobre o Vale do Silício, mas afinal, o que é Vale do Silício?
A Baía de São Francisco, localizada na Califórnia, é onde se situam as maiores empresas de tecnologia e inovação do mundo e ficou apelidado como Vale do Silício. Diante disso, você sempre ouvirá histórias sobre o Vale ao longo da sua caminhada empreendedora, pois a região acolhe e ensina lições valiosas para toda pessoa que quer ter seu próprio negócio.
Agora que você sabe que o Vale constitui um grande universo de startups, ideias e pesquisas, deve estar se perguntando: “Afinal de contas, o que podemos aprender com o Vale do Silício?” Para responder essa pergunta é interessante te apresentar o livro As upstarts.
No livro, Brad Stone traz a história de duas grandes empresas que atuam no Vale: a Uber e o Airbnb, escrita por meio de sua análise embasada por entrevistas com fundadores das duas empresas. Com essas histórias podemos obter grandes lições:
Lição 1 – Pense grande, comece pequeno:
Atualmente, a plataforma Airbnb é a solução ideal para quem deseja se hospedar com baixo custo. Se engana quem pensa que a empresa já começou com “rios de dinheiro”. O site foi criado em 2008 pelos estudantes de design Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia.
Os estudantes, moravam em um apartamento em São Francisco, Califórnia, e não possuíam dinheiro para pagar o aluguel. Os três amigos acharam a oportunidade ideal para começar seu negócio e pagarem o aluguel: uma conferência de designers na cidade. Como grande parte dos hotéis da região estavam com lotação completa, eles decidiram alugar alguns espaços do apartamento, oferecendo uma cama inflável e café da manhã. Daí surgiu o primeiro nome: “Air, Bed and Breakfast”.
Em apenas uma noite os estudantes desenvolveram um simples site para atrair clientes e assim começou o império de uma das maiores empresas da atualidade. E você? O que falta para colocar sua ideia no mercado? Não espere ter um produto perfeito, assim você sempre irá adiar a entrada do seu produto no mercado. Crie uma versão simples, assim como os fundadores da Airbnb, e coloque no mercado… Comece pequeno, mas comece!
Lição 2 – Analise o momento do mercado:
Bill Gross, fundador do IdeaLab, realizou uma pesquisa com diversas startups para saber quais são os principais fatores comuns que uma empresa possui ao atingir o sucesso. De acordo com essa pesquisa o fator primordial para uma startup fazer sucesso é o “Time”.
Fazendo a leitura do livro As Upstarts descobrimos que tanto a Airbnb como a Uber foram fundadas durante o final da recessão econômica, ou seja, naquele tempo as pessoas estavam desesperadas em busca de uma renda extra e de fato era o momento certo de entrar no mercado, pois, ambas empresas ofereciam a oportunidade de pessoas gerarem uma renda.
Vamos analisar o momento atual, infelizmente estamos passando por uma grande pandemia, as pessoas se encontram isoladas dentro de casa. E do que elas precisam? Entretenimento para suportar o isolamento? Um delivery para fazer as compras sem sair de casa? Enfim… Antes de sair colocando projetos para aquisição/negociação, precisamos analisar o momento do mercado.
Lição 3 – Foque no cliente:
Um dos princípios básicos de uma startup é o foco no cliente. O atendimento ao cliente se tornou “termômetro” para medir a real situação de uma organização no mercado.
A startup que se preocupa em atender as expectativas de seus clientes consegue aumentar e fidelizar sua clientela e não foi diferente com a Airbnb, pois, durante a sua jornada vemos o cuidado da startup com os clientes.
Quando a startup entrou em um programa de incubação (Ycombinator) o diretor do programa, ainda cético, perguntou se o site funcionava em algum lugar e descobriu que havia quarenta clientes em “New York City”, então imediatamente disse: “O que vocês estão fazendo aqui? Vão conversar com essas pessoas!” Nesse momento de atenção ao cliente, a Airbnb detectou que a clientela enfrentava problemas com a qualidade das fotos de divulgação das casas e, para contornar a situação, contrataram fotógrafos para fazer as fotos dos locais.
Com isso, a Airbnb fidelizava seus clientes. Você pode se perguntar o porquê de ter foco no cliente em sua empresa é tão importante e essa resposta é simples: Porque o cliente é a única fonte de renda da empresa e ela depende de seus clientes para sobreviver.
O seu negócio só vai conseguir bons resultados se você conquistar a confiança de seus clientes, de tal forma que ele volte a comprar e o recomende a outras pessoas.
Essas são algumas lições de “milhares” que podemos aprender com o Vale do Silício, apenas observando as histórias de empresas que habitam a região. Por fim, recomendo a leitura do livro As Upstarts, pois além de poder extrair diversas lições para a sua startup é um ótimo livro motivacional.