Metodologia Ágil: Scrum
Publicado em: 24 de abril de 2020
Por: Davi Teixeira
Metodologia Ágil: Scrum
Scrum é uma metodologia de desenvolvimento ágil, um framework para gerenciamento de projetos, tendo como principal objetivo a divisão do projeto em ciclos de interação menores, sendo essa uma abordagem ágil, econômica e menos arriscada para as equipes lidarem com as incertezas que cercam seu projeto.
O Scrum é uma estrutura de tempo limitado por ciclos, sendo esses chamados de sprints, onde cada sprint tem um conjunto de atividades que devem ser executadas, geralmente, de uma a quatro semanas, de acordo com a característica do trabalho de sua equipe.
As etapas consideradas para a aplicação de um projeto com uso do Scrum são:
Product Backlog
Pense em tudo o que poderia ser incluído no produto ou que precisa ser feito no projeto, criando assim uma lista de pendências com as funcionalidades a serem implementadas.
Sprint Planning
É aqui que você e o seu time vão definir quais atividades serão realizadas na sprint que se inicia e quanto tempo ela vai demorar para ser realizada. Aqui existem duas funções de líder: o Product Owner, onde este é responsável por definir os itens que compõem o Product Backlog e o Scrum Master, sendo este responsável por gerenciar a equipe nas práticas do scrum. Essas duas funções facilitam a tomada de decisões individuais e coletivas sobre o que fazer e como fazer as coisas. Esse processo de divisão do trabalho melhora o entendimento compartilhado, aumenta a precisão das estimativas e facilita o Product Owner na priorização do trabalho.
Daily Stand Up
A chave para a velocidade é uma comunicação rica entre os membros da equipe, sendo recomendável que todos os dias, por, pelo menos, 15 minutos, a equipe se reúna para que cada membro da equipe compartilhe seu progresso, respondendo a três perguntas:
Que trabalho foi feito ontem?
Que trabalho está planejado para hoje?
Algum impedimento no caminho?
Esse momento não é só uma reunião para a atualização do andamento do projeto, ele serve para que a equipe possa entender o trabalho que já foi feito e para agilizar o que falta fazer, podendo também ajudar colegas de equipe que estejam com dificuldades na realização de suas atividades.
Revisão e Retrospectiva da Sprint
Ao final de cada sprint são realizadas duas reuniões. A primeira é a reunião “o quê”, essa interação serve para revisar o que foi feito na última Sprint, facilitada pelo Product Owner, mostrando as atualizações e demonstrações do projeto. A segunda é a reunião “como”, servindo para a reflexão e discussão do time sobre os possíveis impedimentos que possam surgir e ideias para a melhoria do projeto. Mesmo o Scrum sendo uma estrutura de implementação do Agile, vale ressaltar que não existe uma metodologia que funcione para a solução de todas as incertezas de um problema, então, pode haver adaptação tanto de metodologia quanto de ações à medida que as demandas forem surgindo.