Metodologia Ágil: Kanban
Publicado em: 30 de abril de 2020
Por: Jhonathan Nascimento
KanBan
O método Kanban surgiu no Japão, mais precisamente na Toyota Motor Company na década de 70, sendo um método organizacional que visa aumentar a produtividade e otimizar a realização de tarefas e de entregas. Esta ferramenta foi desenvolvida com base na metodologia de supermercados onde só é restituído um item da prateleira quando o mesmo é retirado, proporcionando informações sobre quando será realizado, o que será produzido e quanto custará sua produção. Kanban é de origem japonesa e significa cartão, sinalização. Este é um conceito relacionado com a utilização de cartões ( post-it e outros) em um quadro de tarefas para indicar o andamento dos fluxos de produção/trabalho.
Para que serve o Kanban? Este método é de suma importância para empresas que querem organizar a produção e diminuir gastos e reservas. Ele é simples, barato e ágil, garantindo o bom desempenho da empresa e sua equipe. O Kanban trabalha em conjunto com a ferramenta JIT – Just-in-time (produção somente do necessário, na quantidade necessária e no momento necessário, sem estoques ou desperdícios) a qual facilita a visão e interpretação sistêmica do que está sendo produzido.
A metodologia baseia-se num uso de uma quadro de tarefas onde são colocados os post-its de atividades. O quadro deve ser dividido em linhas e colunas. As linhas representam os integrantes de cada equipe e as atividades que cada um é responsável. Já as colunas servem para facilitar a distribuição de tarefas, segundo seus status. Os status por padrão são três: To Do(para fazer), Doing(em execução) e Done(finalizado), mas o número de status pode ser definido pelo grupo, porém, quanto menor o número de status, mais fácil será manter o quadro atualizado.
De acordo com a realização das tarefas o quadro vai sendo atualizado e os post-its vão “passando de fase”, até o estágio de conclusão. Para melhor percepção do que está acontecendo no quadro, o uso de cores por estágios diferentes é de extrema importância.
O Kanban é bastante utilizado em conjunto com outras metodologias ágeis pelo poder que possui para monitorar o andamento das sprints de trabalho. A principal efetividade do método é a sua possibilidade de monitoramento visual do que está sendo produzido por qualquer integrante da equipe.