Dicas para o seu comércio durante a pandemia
Publicado em: 23 de julho de 2020
Dicas para o seu comércio durante a pandemia Por: Lairton Lima De acordo com pesquisas, atualmente grande parte dos brasileiros utiliza redes sociais, seja na busca por produtos ou serviços para consumir. Além disso, por conta do isolamento social ocasionado pelo covid-19, esse ano as vendas pela internet no país aumentaram 26,7% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. o Inove separou algumas dicas para comerciantes, vendedores ou donos de negócios, alcançarem potenciais clientes e aumentarem o número de vendas.
01 – Saiba quem são seus clientes
Um plano de negócio possui informações básicas sobre seu público, mas você pode ir além e utilizar a persona, uma estratégia de marketing baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como, suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Ficando por dentro da vida de seus compradores, fica fácil entender o que eles desejam.
02 – Conhecer as redes sociais e ir onde seu público está é importante
Procure focar nas redes em que seus clientes preferem interagir, assim você poupa seu tempo e compartilha conteúdo de maneira mais focada e assertiva. Para isso é preciso planejar, você pode começar estabelecendo objetivos, como aumentar os números de likes e seguidores, ou até mesmo a quantidade de vendas específicas naquela rede social, criando um calendário com datas comemorativas, períodos de promoções e conteúdos que gerem interesse e compartilhamentos. Para facilitar a organização de seus posts na agenda, indicamos algumas ferramentas, como por exemplo o SocialPilot, Semrush, Hootsuite, Everypost e Buffer. Pesquise sobre cada uma delas e escolha qual mais se encaixa no seu perfil e na sua necessidade.
03 – Se coloque no lugar do cliente para entender o que ele gostaria de receber
Uma loja de roupa, por exemplo, pode dar dicas de looks, permitindo uma aproximação maior com seu público. Também não basta postar e não interagir, então se esforce ao máximo para responder a seus clientes o mais rápido possível, curtir comentários, verificar e apagar eventuais respostas desagradáveis. Um rede social interessante além de movimentada não pode deixar o cliente “na mão”.
Dados como telefone, endereço e horário de funcionamento precisam estar sempre atualizados. No mundo do marketing, uma imagem vale muito, pode causar muito impacto positivo, então, invista em GIFs, memes, fotos, figuras, gráficos e vídeos. Publicações com fotos suas e dos funcionários nas mais diversas situações também são bem vistas, pois dão um toque maior de humanização nas relações da equipe e de aproximação com o cliente.
04 – Se basear nas redes sociais de empresas que você admira, pode gerar boas ideias de campanha.
Depois de colocar em prática todas essas dicas, avalie a sua estratégia analisando os dados obtidos, em seguida é só fazer ajustes e continuar melhorando o desempenho da sua empresa. Para saber mais sobre esse assunto indicamos o curso Marketing Digital para o empreendedor, oferecido pelo SEBRAE, lá você encontrará vários outros cursos gratuitos.